Gabo-me de conseguir ler livros com os quais não concordo. Já li um livro acerca do anti-americanismo: "Obsessão antiamericana" , de Jean-François Revel. Já li "O Cálculo e a Razão", de Jean-Claude Gardin. Agora estou a ler "O Relativismo", de Raymond Boudon. Não concordo com as teses desses autores, mas consegui lê-los e encontrar em cada um o erro de que partem. De qualquer modo, quer com elas concorde quer não, vou dar conta aqui das minhas leituras.
A leitura de obras com as quais em princípio não se concorda, quando possível (alguns livros apresentam ideias que nos são tão estranhas que a sua leitura se torna penosa, senão mesmo impossível), pode revelar-se estremamente útil. Por um lado leva-nos a aguçar o nosso espírito crítico, por outro faz-nos meditar em objecções ao nosso próprio pensamento, reforçando-o ou levando-nos a reformulá-lo.
Mas a par destas leituras, também não deixarei de fazer aquelas que contribuiram mais directamente para a minha formação enquanto pessoa. Provavelmente este blogue só terá um leitor: eu. Já como professor eu tinha um aluno ideal: eu. Convenhamos que não seria propriamente o aluno típico. Com este bogue passa-se o mesmo. Só espero que haja quem tenha a capacidade de ler e de tirar proveito dele, concorde ou não.
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário